A proposta pedagógica do Colégio Educar está fundamentada na visão sócio-histórica, que possui como pontos-chave a interação social e a valorização do contexto histórico-cultural de seus educandos. Inicia-se, portanto, a construção do conhecimento sempre a partir do que o aluno já sabe, mas com o compromisso de que, através destas interações e mediações, numa relação dialética, construa-se o conhecimento científico, avançando cada vez mais na resolução de problemas e de desafios.
A proposta pedagógica, na visão sócio-histórica, prevê a pedagogia ativa, ou seja, uma sala de aula sempre em movimento não só com corpo ou mente. A tarefa a que esta pedagogia se propõe é a de desenvolver nos alunos suas habilidades; capacitando-os a internalizar, a analisar e a sintetizar seus conhecimentos dentro e fora do seu meio cultural, provocando uma postura de autonomia no seu cotidiano.
A equipe pedagógica do Colégio Educar, entende que, mais importante do que adotar uma metodologia previamente elaborada, necessário construir, através de projetos, na prática pedagógica, a metodologia apropriada às condições existentes e aos objetivos formulados.
Com o sociointeracionismo, a prática de ensino alcança os objetivos propostos, promovendo a construção de personalidades autônomas e críticas, dentro da Instituição em que todos os estudantes aprendem a ser pessoas prontas para o exercício consciente e responsável da cidadania.
Formar cidadãos éticos, críticos e comprometidos com a transformação social, oferecendo uma educação de qualidade que valoriza o conhecimento, o respeito, a empatia e o desenvolvimento integral de cada estudante.
Ser reconhecido como uma instituição de referência na formação humana e acadêmica, comprometida com a inovação pedagógica, a valorização da cultura e a construção de uma sociedade mais justa, solidária e consciente.
Ética: base das relações e das práticas pedagógicas.
Respeito: às diferenças e à individualidade de cada aluno.
Autonomia: incentivo à reflexão, à criatividade e à tomada de decisões conscientes.
Solidariedade: valorização das relações humanas pautadas na cooperação e na empatia.
Comprometimento: com a excelência educacional, com o desenvolvimento integral dos educandos e nas relações educativas.
Inovação: busca constante por práticas pedagógicas criativas e transformadoras.
Cidadania: formação de pessoas preparadas para agir de forma ética e responsável em sociedade.