Capoeira

Capoeira

Intrínseca com a história de nosso país, a Capoeira, filha brasileira de pais africanos, surgiu como luta do negro cativo e desarmado em busca de sua liberdade.

Estes, para não serem proibidos de praticar, camuflavam-na com instrumentos musicais e palmas, realizando movimentos que, aos olhos dos senhores, nada mais eram do que a vadiação dos Angolanos, a brincadeira de Angola.

Com a intervenção de Mestre Bimba (criador da Capoeira Regional – 1928), a Capoeira ganha elementos de hierarquia, uniformização e metodologia, conquistando o mundo como recurso educacional, esporte, luta, jogo, folclore etc.

Quando realizada de maneira conjugada com as atividades escolares, a Capoeira é um importante recurso no processo didático-pedagógico auxiliando na apropriação da fala, da escrita, na coordenação motora, na socialização, na lateralidade, sendo praticada inclusive por pessoas com deficiência e como auxiliar na reintegração social de pessoas com dependências químicas.

É justo considerá-la uma atividade física completa, pois atua de maneira direta sobre os aspectos: cognitivo, afetivo e motor do praticante.

Aqui em nossa escola, com a supervisão do Professor Marcelo Corcel, as aulas acontecem desde 2017.

Dia: quarta-feira
Horário: 17h35 às 18h20